Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Dizem que sou louco por pensar assim..."

Nesta quarta feira, dia 06 de Julho de 2011, vivi uma experiência marcante, de presenciar um pouco do dia-a-dia dos internos da Clínica Psiquiátrica Dr. Maia.
Confesso que estava um pouco receoso quando cheguei, até porque eu ia trabalhar em cima de 6 andaimes, a uma altura considerável. Logo percebi que minha convivência com os pacientes seria tranquila. Inclusive encontrei um conhecido, que está se tratando da dependência do crack, e ele até me ajudou com as tintas e os andaimes.
Diante das perguntas dos internos sobre o que significava meu trabalho, eu respondi prontamente: "Cada um vê uma coisa diferente, e todo dia ele vai ser essa coisa diferente do que era no dia anterior." Logo surgiram as comparações: "Isso é fulano!", "Isso é cicrano!", "É Agnaldo Timóteo!", "É um médico atendendo um paciente!", entre outras tantas.
Entre um paciente que cantava e outro que chorava, aparecia um recitando passagens bíblicas. Um cigarro era muito disputado entre todos, e algumas vezes eu os vi fumando até a última ponta, com filtro e tudo.
Acredito que essa experiência me serviu para mostrar o quão é sutil a linha que separa a sanidade da loucura, e também a dar valor e ser grato pelas coisas simples, como a liberdade de ir e vir, o conforto da minha casa, e principalmente da minha saúde.
Ao fim do dia, todos gostaram da pintura, e deram várias interpretações, das mais complexas às mais simples. Todas válidas.
Agradeço a Deus pela vida que tenho, e agradeço ao graffiti que tantas experiências me proporcionou. Nesse trabalho, agradeço a Sr. Antônio, da diretoria da Clínica, que me contactou e me deu todo o suporte.
Desculpem o texto longo, mas tinha que compartilhar com vocês o que vivi hoje.
Lembrem-se sempre, que para o louco, o normal é que é louco e ele é normal. Então tenham cuidado. Ao chamar alguém de louco, o louco pode ser você!
















2 comentários:

  1. Muito linda a experiência!
    Que bom compartilhar com todos nós!
    Tenho a certeza de q realmente foi um grande ensinamento. Todos nós devíamos passar por coisas parecidas para refletir um pouco sobre nossas vidas, e aprender a dar mais valor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Raoni, uma experiência e tanto!
    Parabéns pelo graffiti...

    ..."louco eh quem me diz, e não eh feliz, não eh feliz!"
    Adorei o blog! ^^

    ResponderExcluir